sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A contribuição da Psicologia na Biblioteconomia

A utilização de conhecimentos da Psicologia ajuda o bibliotecário na compreensão e melhoria de suas atividades voltadas para o usuário. Em 1980, foi lançado no Rio de Janeiro pela editora Calunga o livro "A contribuição da Psicologia para o estudo dos usuários da informação técnico-científica", organizado e traduzido por Hagar Espanha Gomes. O livro apresenta três artigos que abordam a aproximação cada vez mais significativa da Psicologia no ramo do conhecimento bibliotecário.

Referência:
GOMES, Hagar Espanha (Org.). A contribuição da Psicologia para o estudo dos usuários da informação técnico-científica. Rio de Janeiro: Calunga, 1980. 71 p. Série Ciência da Informação.


O primeiro artigo, de autoria de D. J. Foskett, intitulado "A psicologia do usuário", propõe uma ligação entre as atividades científicas de modo geral, a aprendizagem, formação de conceitos, memória, criatividade, interpretação, e o trabalho do Bibliotecário, a quem cabe, entre outras tarefas, a organização da informação para que a informação desejada esteja acessível ao usuário.

O Segundo texto, escrito por S. R. Ranganathan, intitulado "Psicologia e natureza do trabalho dos usuários" trata do comportamento dos cientistas e do comportamento diferenciado do profissional da informação frente as necessidades dos pesquisadores.

O terceiro artigo, de M. N. Pereira, H. E. Gomes, L. V. Pinheiro e R. M. Oliveira, intitulado "A aplicação da técnica do incidente crítico em estudos de usuários de informação técnico-científica: uma abordagem comparativa", demonstra a utilização de tecnologia oriunda da Psicologia do trabalho e adaptada à compreensão dos problemas diversos em unidades de informação.

É uma publicação muito interessante que mostra a aproximação e contribuição da Psicologia e da Sociologia na nossa área.

3 comentários:

  1. Quero comprar, alguém sabe em qual livraria encontro?

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana! Eu encontrei este livro na Biblioteca da universidade. Talvez tenha na estante virtual. O problema deste livro é que é bem antigo.

    ResponderExcluir